Dicas

Conheças as diferentes técnicas de Micropigmentação

Nem sempre a sobrancelha tem o volume e a definição que gostaríamos. Algumas sobrancelhas são demasiadamente finas, ralas ou curtas. Outras tantas são falhadas, seja por conta de acidentes, por fatores genéticos ou mesmo por conta de profissionais inexperientes que erram ao modelar a sobrancelha. Várias pessoas recorrem a uma solução nada prática para fazer a correção na sobrancelha, que é o caso do preenchimento com lápis ou sombra. Além de demandar certo trabalho e habilidade, o resultado é provisório e sai com demaquilante. A falta de praticidade e durabilidade da pigmentação feita com maquiagens temporárias tem levado muitas mulheres a recorrer a um procedimento mais efetivo: a micropigmentação. Dentro desse processo estético que tem conquistado as mulheres brasileiras existem diversas técnicas! E nós vamos explicar cada uma delas, mas antes vamos entender o que é micropigmentação.

O que é micropigmentação?

A micropigmentação é uma técnica que permite preencher, modelar ou reconstruir completamente as sobrancelhas. Nela, utiliza-se o dermógrafo, uma espécie de caneta elétrica, para implantar pigmentos na segunda camada da pele. A duração da micropigmentação gira em torno de 6 a 12 meses. Porém essa durabilidade depende de diversos fatores, como: tipo de pele da cliente, idade, cuidados e acompanhamento pós-tratamento. Agora que já deixamos bem claro o que é micropigmentação, conheça as diferentes técnicas existentes no mercado!

Micropigmentação compacta

Nesta técnica há uma saturação de pigmento na região para se obter uma sobrancelha muito marcada, semelhante às antigas definitivas em aspecto, porém com uma durabilidade em torno de 2 anos.

Micropigmentação esfumada

Nesta técnica a sobrancelha é preenchida, como as feitas com henna, bem definida e com efeitos de cores, criando até três tonalidades. Seu resultado é ideal para mulheres que gostam de uma sobrancelha marcante.

Micropigmentação ombré

Essa técnica consiste em criar fios na parte da frente da sobrancelha, para que se obtenha mais leveza no olhar, e no corpo e cauda cria se efeitos mais marcantes, destacando a curvatura. Mistura de suavidade com expressividade.

Micropigmentação sombreada

É uma técnica igual a anterior, porém com transparência, muito suave, indicada para quem tem pelos ralos em toda a sobrancelha, esse efeito de fundo dá a impressão de mais volume. Duração em média de 6 meses.

Micropigmentação esfumada degradê ou shadow

Inspirado no trabalho desenvolvido pelos cabeleireiros ao aplicar tons em degradê ao longo do cabelo, a técnica ombré é produzida com a micropigmentação de cada fio da sobrancelha. Nesta técnica é utilizado tons mais claros nas extremidades e escurecer o arco da sobrancelha, criar um efeito muito delicado.

Micropigmentação fio a fio simples

Acompanhando os fios da sobrancelha, são desenhados fios muito similares dando naturalidade ao formato. A modalidade é perfeita para quem quer corrigir falhas com um aspecto mais natural.

Micropigmentação fio a fio 3D

Essa técnica é ideal para aquelas pessoas que possuem pouquíssimos pelos ou grandes falhas na sobrancelha. Nela, une-se a técnica de fio a fio simples a um esfumado degradê para criar volume onde não há pelos. A diferença entre essa técnica e a de fio a fio simples está no tipo de agulhada usada e na angulação do desenhado do fio.

Micropigmentação Hiper Realista

Realizada por profissionais muito habilidosos e treinados, usam todos os seus conhecimentos para criar técnicas únicas, como fios muito finos, seguindo o caimento natural dos pelos naturais do cliente, acrescentando efeitos sombreados quando e onde forem necessários. É um estudo personalizado que tem como objetivo realizar o sonho das sobrancelhas perfeitas. Para escolher a melhor técnica, deve-se levar em conta o estado da sobrancelha da cliente no momento do procedimento e o resultado que ela espera ter.

Como esse procedimento estético é feito?

O procedimento de micropigmentação começa com uma avaliação do profissional qualificado para analisar e ver qual a técnica ideal para a necessidade do cliente. Em seguida, o profissional irá encontrar as medidas certas para sobrancelha do cliente e irá preenche-las com lápis, de maneira a ajustar o desenho ao formato do rosto e para permitir que o cliente tenha uma prévia de como ficará o trabalho. Somente após essa fase é que se dá início ao deposito do pigmento na pele através do dermógrafo. Informações e cuidados adicionais em relação à micropigmentação • Independente da técnica que você escolha, é importante escolher bem o profissional que irá fazer a micropigmentação na sua sobrancelha; • Um procedimento realmente bem feito, com criação de design, estudo da simetria, mais o procedimento leva em torno de 3horas. • Os procedimentos não são completamente indolores, mas o incômodo é suportável; • É importante manter uma leve hidratação pós procedimento, mas apenas com um produto próprio e indicado pelo micropigmentador. • Você não deve arrancar as cascas que formarem ao longo da semana; • Não passar nenhum produto diurno ou noturno em cima da pigmentação; • Não entrar em piscinas, saunas e praia, pois a sobrancelha ainda está cicatrizando; • Não passar nenhum tipo de produto contendo ácido; • Evitar tomar sol durante o período de 30 dias; • A sobrancelha fica menos inchada e mais natural após 15 dias de micropigmentação e cicatrizada em até 30 dias.

Conclusão

As técnicas de micropigmentação mais comuns no mercado são as: fio a fio, esfumada e ombré. Mas é possível encontrar lugares como o IBRAPE Instituto em São Paulo que oferecem todos as técnicas de micropigmentação que citamos. Qual das técnicas chamou mais a sua atenção? Conta pra gente!

Deixe seu comentário