Dicas

Dicas importantes para se tornar um profissional qualificado

O conceito de profissional qualificado é bem relativo. Como os tempos mudaram, a forma de se qualificar um profissional também mudou. E hoje existem vários critérios muito particulares que definem se um profissional é qualificado ou não.

Mas existem alguns detalhes que devem ser levados em conta para aqueles profissionais que querem se destacar dos demais e ser considerado como um bom funcionário para a empresa. E nós vamos explorá-los melhor, a seguir.

Então continue a leitura e confira algumas dicas para se tornar um profissional qualificado.

Ame a profissão que você escolher exercer

A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um profissional qualificado é ser apaixonado por sua área de atuação, pois assim você estudará por prazer e não por obrigação.

É muito comum acabar escolhendo uma carreira escolhida pelos pais ou porque é possível encontrar bons empregos na área, que paguem bem. No entanto se você não gostar do que faz, a chance de você conseguir construir uma carreira de sucesso será quase zero.

Estude e se atualize sempre

A qualificação profissional é o ponto mais importante na busca de se tornar um profissional qualificado.

É preciso que você seja engajada com o seu ramo de atuação, estando sempre um passo a frente. O seu conhecimento não pode ser estático, ele precisa se atualizar com o passar do tempo.

Realize cursos de especializações com temas que estejam ligados a sua área. Procure por locais que sejam referência na sua área de atuação e que são reconhecidos pelo mercado.

Realize cursos que possuam certificados

Esse é um ponto que merece destaque. Muitas pessoas acreditam que cursos com certificação e reconhecimento pelo mercado são caros e, por isso, são impossíveis de se realizar. O Ibrape Instituto, por exemplo, tem os melhores cursos de micropigmentação de São Paulo e oferece diversas facilidades de pagamento. Além disso, diversas escolas e universidades têm programas de bolsa de estudos para quem quiser.

Cultive contatos

Profissionais qualificados e que são “desejados” geralmente são conhecidos pelo mercado. Ou seja, possuem um bom networking.

Em um mercado de trabalho cada vez mais “disputado”, a indicação de uma pessoa conhecida pode ser decisiva no momento de conquistar aquela nova posição. Assim, manter uma boa rede de contatos é cada vez mais essencial para o sucesso na vida profissional.

Ainda como parte do trabalho de networking, atente-se à atualização de seus dados e currículo nas redes sociais. O Linkedin, por exemplo, é hoje uma rede profissional bastante utilizada pela maioria das empresas. Se não para “buscar” os melhores profissionais, algumas vezes para validar informações.

Foque em ser a melhor

Independente do ramo que você resolva seguir, se dedique para ser a melhor de todas. Estude, busque conhecimento, drible seus medos, pois assim você conseguirá se tornar uma profissional qualificada.

Conclusão

Seja um profissional que pensa nas pessoas e não no negócio ou no dinheiro. Concentre-se em dar seu melhor para ajudar pessoas, tendo sempre um propósito firme de vida.

Ao realizar o seu serviço com excelência e ética, a chance de você se tornar um profissional qualificado e reconhecido pelo mercado, são altas.

Deixe seu comentário