Dicas

Erros que cometemos e que podem arruinar as sobrancelhas

As sobrancelhas são aquele pequeno detalhe do rosto que faz toda a diferença. Se elas estiverem no formato errado, ou com pelos a mais ou a menos, podem transmitir a expressão errada e até mesmo envelhecer uma pessoa. Por isso é preciso ter alguns cuidados no momento da limpeza/depilação, para evitar que você crie estragos difíceis de ser reparados.

Confira alguns deles!


Copiar as sobrancelhas de outra pessoa

Cada rosto e cada sobrancelha são únicos e tentar copiar a sobrancelha daquela famosa que você adora pode trazer resultados catastróficos. A melhor forma de ter uma sobrancelha linda é entender seus traços e respeitá-lo.


 Esquecer-se de cortar e pentear antes os pelos

O primeiro passo que você não deve esquecer ao fazer a sua sobrancelha é pentear os fios e cortar os excessos, com uma pequena tesoura própria para isso.

É comum deixar os pelos do começo das sobrancelhas um pouco mais curtos, por isso, penteie essa área para cima, com uma escovinha de sobrancelhas e corte os fios mais longos. A partir do meio até o fim os fios são penteados para o lado, mas você também pode cortar alguns pelos longos demais nesse trecho.


Não traçar limites

Um erro muito comum é pegar a pinça e ir tirando os pelos, sem planejar ou desenhar um limite antes. Depois de cortar e pentear os pelos, o ideal é pegar um lápis branco e traçar os limites da sobrancelha para não tirar pelos demais, desenhar o formato que você deseja.

O ideal é só limpar e mexer pouco no formato original dela, não tirando nada da região dentro da linha.


Tentar igualar as duas sobrancelhas

Não é possível deixar as duas sobrancelhas simetricamente desenhadas. Um lado é sempre diferente do outro, é preciso respeitar a assimetria e a diferença na quantidade de pelos. Ao tentar deixá-las iguais, você corre o risco de afiná-las.

A melhor forma de arrumar esse erro é buscar um bom profissional que possa desenhar sua sobrancelha da forma mais simétrica possível, mas respeitando o formato de cada uma delas.


Criar buracos

Outro erro comum é tirar alguns pelinhos a mais e criar uma falha. Para evitar esse equívoco, vá tirando os pelos um a um ou em um grupo pequeno nas áreas mais delicadas.


Usar a pinça errada

Pinças cegas podem machucar e tornar o processo muito mais doloroso do que ele realmente é. Além disso, escolher o modelo certo é fundamental. Pinças com as pontas chanfradas são para quem tem experiência de arrancar vários pelos de uma só vez. Se esse não for o seu caso, prefira as pinças com pontas retas ou pontudas.


Mudar drasticamente

Transformar sobrancelhas super cheias e retas em fininhas e arqueadas pode ser uma péssima ideia, além de ser uma tarefa para lá de trabalhosa.

Se suas sobrancelhas são muito finas e isso afeta seu visual ou se você tirou muitos pelinhos há um tempo e, agora, eles nascem com dificuldade, uma boa saída pode ser a micropigmentação. Já se suas sobrancelhas são grossas e cheias, manter o look próximo ao natural pode ser mais prático e uma ideia antenada, que está na moda.


Não depilar em cima

Muita gente esquece dos pelinhos que ficam na parte de cima das sobrancelhas, focando apenas nos que ficam abaixo delas. Retirar os pelos de cima, limpando bem a área, faz toda a diferença. Por mais finos que esses pelos aparentam, eles criam uma sombra escura na região e podem deixar as feições pesadas.


Errar no espaço entre as sobrancelhas

A região logo acima do nariz merece cuidado redobrado. É preciso tirar os pelos da região, mas sem exageros. O ideal é que o começo da sobrancelha acompanhe a profundidade natural que existe nessa região e que dá início ao traçado do nariz.

Um bom truque para quem tem o nariz largo e quer afiná-lo, é deixar as sobrancelhas um pouco mais perto, estreitando a linha frontal do nariz.

Se suas sobrancelhas estão afastadas demais, elas podem estar curtas e desproporcionais em relação aos seus olhos, o que pode até envelhecer o rosto, em alguns casos. Por isso, sempre fique atenta nessa área!


Fazer as sobrancelhas antes de um intervalo de 15 dias

De 15 a 30 dias é o intervalo ideal para se fazer as sobrancelhas, antes disso o risco de tirar pelos desnecessários e gerar falhas é muito grande. Por isso, respeite o tempo de crescimento de sua sobrancelha!


Pintar as sobrancelhas com tinta de cabelo

Ao pintar o cabelo jamais faça o mesmo com as sobrancelhas. A água oxigenada e amônia podem ocasionar alergia na pele sob a sua sobrancelha, além de ser muito mais difícil fazer o tom da sua sobrancelha voltar ao original.

Uma opção segura, para quem quer tingir a sobrancelha é usar uma tintura própria para essa região do rosto.

Conclusão

A melhor forma de evitar os erros citados a cima é contar com a ajuda de um profissional. Pois ele possui experiência necessária para evitá-los. Além disso, ele possui o conhecimento necessário para dar a sua sobrancelha o formato que combine com o seu rosto.

Lembre-se que o barato, pode acabar saindo caro!

E aí, você já cometeu um desses erros?

Deixe seu comentário